.x
Fotos - Colapso (desabamento) do Edifício Liberdade - Rio de Janeiro - Causas: Falta de manutenção e reformas internas sem controle
Foto - Colapso (desabamento) do Edifício - São Bernardo do Campo - Causas: Falta de manutenção e corrosão do aço da laje de cobertura
Edifícios precisam passar por manutenções periódicas para garantir a solidez das estruturas. Engenheiros recomendam que a cada três ou no máximo a cada cinco anos seja feita uma vistoria geral e, de seis a dez anos, uma manutenção minuciosa. Cabe ao administrador do condomínio garantir que o procedimento seja feito a tomar providência caso haja algum sinal de problema.
A Primeira providência que o síndico deve tomar diz respeito a contratação de Vistoria Técnica de Engenharia Especializada com a respectiva emissão de Laudo Estrutural - LITE - Laudo de Inspeção Técnica de Edificação
1.) Serviços a serem desenvolvidos:
1.a) Inspeções nas estruturas do edifício. (Pilares, Vigas e Lajes)
-. Inspeções para detecção de eventuais ocorrências de corrosão eletroquímica precoce ou avançada no aço das estruturas de concreto armado, compreendendo pilares, vigas e lajes do edifício.
- Análises de eventuais trincas existentes.
- Aplicação de ultrassom para verificação do recobrimento das armaduras (aço) do concreto armado visando indicação de proteção adicional das estruturas contra agentes agressivos e intemperismo.
1.b) Vistorias nas áreas comuns internas e externas.
-. Detecção de umidade de capilaridade (não oculta) na fachada externa da torre, lajes da cobertura, lajes do pavimento térreo, caixa de escadas de incêndio, sacadas, caixa de água da cobertura, muros de arrimo.
-. Apontamento fotográfico das possíveis e principais fissuras e trincas da superfície externa da torre e das áreas comuns internas e externas, com as devidas qualificações e seu grau de incidência.
-. Avaliação do grau de absorção de água do reboco da fachada em função do estado atual da pintura.
-. Análise de pontos de infiltração de água de chuva (de fora para dentro)
-. Análise do grau de impregnação e contaminação do reboco externo por agentes (fungos)
-. Análise visual e de som a percussão da estabilidade do reboco externo da torre - detecção de descolamento não oculto.
-. Levantamento fotográfico da cobertura com apontamentos da situação das telhas, rufos e calhas.
-. Levantamento, apontamento e análise de todas as patologias não ocultas inerentes à superfície externa e das áreas comuns do edifício e que possam provocar interações negativas com a preservação estrutural do edifício, principalmente as relativas à sobre cargas excessivas (interior dos apartamentos), trincas e fissuras, infiltrações de água por capilaridade e possível corrosão do aço das estruturas de concreto armado.
1.c) Vistorias nas áreas internas privativas (apartamentos).
-. Detecção de umidade de capilaridade (não oculta) nas lajes, forros e paredes dos banheiros, cozinhas, lavanderias e demais cômodos contíguos.
-. Apontamento fotográfico das possíveis e principais fissuras e trincas localizadas no interior dos apartamentos, com as devidas qualificações e seu grau de incidência.
-. Avaliação do grau de absorção de água de piso e paredes (revestimentos) das áreas úmidas, tais como, box de banheiros, cozinhas e lavanderias.
-. Análise da integridade do rejuntamento das peças cerâmicas dos pisos e paredes dos box dos banheiros.
-. Análise visual e de som a percussão da estabilidade do reboco interno das paredes dos apartamentos.
-. Levantamento, apontamento e análise preliminar de todas as patologias não ocultas existentes no interior dos apartamentos e que possam provocar interações negativas com a preservação estrutural do edifício, principalmente as relativas à sobre cargas excessivas, trincas e fissuras, infiltrações de água por capilaridade e possível corrosão do aço das estruturas de concreto armado.
Verificações de reformas irregulares executadas anteriormente no interior dos apartamentos, registros fotográficos e documentação em planta de possíveis:
. Remoções das paredes no interior dos apartamentos.
- Execuções de novas paredes de alvenaria (sobre carga) com o objetivo de promover divisões adicionais nos cômodos internos (salas, quartos, cozinhas, banheiros, etc...).
- Ocorrências de furos ou rompimentos (não ocultos) em colunas, lajes e vigas de concreto (estrutura do edifício).
- Aberturas de passagens adicionais nas paredes existentes.
- Substituições ou fechamentos com alvenaria de portas, janelas ou esquadrias metálicas existentes.
- Execuções de novo contra piso (sobre carga) de concreto (sobreposto ao antigo) sobre as lajes localizadas nas dependências dos apartamentos. (verificações através de trena laser – variações do pé direito padrão)
Foto: Sobrecarga devido a elevação irregular de parede sobre laje (reformas sem controle)
1.d ) Elaboração de Laudo Técnico Fotográfico de Engenharia (Perícia de Engenharia e Parecer Técnico) visando apontamentos de possíveis anomalias não ocultas existentes no edifício, bem como apontamento das prováveis causas das anomalias apresentadas. O Laudo terá também a finalidade de base documental de registro a ser apresentado pela assessoria jurídica do contratante para eventual produção de prova futura e ou demanda judicial.
1.e ) Emissão de ART – CREA-SP (Anotação de responsabilidade Técnica) contrato técnico formal referente aos serviços a serem prestados de vistoria, perícia e laudo técnico de engenharia.
Consultoria - Receba análises e orientações pelo Whats App
- Trincas nas paredes do edifício;
- Trincas nas estruturas de concreto (pilares, vigas e lajes);
- Corrosão no aço dos pilares, vigas e lajes da garagem do subsolo
- Infiltrações - Impermeabilizão (mantas);
- Umidade nas paredes;
- Pintura da Fachada do Edifício (Análise da situação atual e orientações para manutenção);
- Pintura da Fachada do Edifício (Orientações para contratação de empresa para trabalho em altura);
- Descolamento das Pastilhas das fachadas;
- Reformas internas nos apartamentos (Orientações ao Síndico / Normas e Procedimentos).
WhatsApp: (016) 99768-07609 - com Eng. Sérgio Speranza
Receba orientações e análies preliminares gratuitas via WhatsApp
Tire fotos com seu celular, faça perguntas e nos envie para análise
cod200
Comentar
Bom dia Érica, Envie o numero do seu telefone com uma cópia da sua pergunta para o email: s.speranza@uol.com.br , obrigado
© 2023 Criado por Administrador.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Speranza Engenharia e Consultoria - Construção Civil para adicionar comentários!
Entrar em Speranza Engenharia e Consultoria - Construção Civil