Tratamento de corrosão das armaduras do concreto armado

Armaduras para Concreto Armado

Corrosão 

Certamente, a mais generalizada das patologias do concreto é a corrosão das armaduras, principalmente em peças de concreto aparente. A corrosão da armadura do concreto é um processo eletroquímico onde existe um anodo e um cátodo. A água presente no concreto serve de eletrólito. Quaisquer diferenças de potencial entre pontos podem gerar uma corrente, iniciando o processo de corrosão.

A corrosão tem, como conseqüência, uma diminuição da seção de armadura e fissuração do concreto em direção paralela a esta.

Eventualmente, podem surgir manchas avermelhadas produzidas pelos óxidos de ferro. As fissuras ocorrem porque os produtos da corrosão ocupam espaço maior que o aço original.

As causas são variadas, entre as quais destacam-se : 

  • Insuficiência ou má qualidade do concreto do recobrimento da armadura ; 
  • Presença de cloretos.

IMPORTANTE - A corrosão do aço (armaduras) em estruturas de concreto é considerada uma anomalia grave com consequências que podem levar ao colapso estrutural em curto prazo, com desabamentos de edifícios, marquises, pontes, etc.... Após iniciada, caso não haja intervenções de tratamentos e recuperações, a corrosão adquire uma constante de progressão ininterrupta em praticamente 100% dos casos e que invariavelmente levará ao colapso estrutural.  


Insuficiência do Recobrimento da Armadura






cod200


© 2014   Criado por Administrador.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço