Armaduras para Concreto Armado
Corrosão
Certamente, a mais generalizada das patologias do concreto é a corrosão das armaduras, principalmente em peças de concreto aparente. A corrosão da armadura do concreto é um processo eletroquímico onde existe um anodo e um cátodo. A água presente no concreto serve de eletrólito. Quaisquer diferenças de potencial entre pontos podem gerar uma corrente, iniciando o processo de corrosão.
A corrosão tem, como conseqüência, uma diminuição da seção de armadura e fissuração do concreto em direção paralela a esta.
Eventualmente, podem surgir manchas avermelhadas produzidas pelos óxidos de ferro. As fissuras ocorrem porque os produtos da corrosão ocupam espaço maior que o aço original.
As causas são variadas, entre as quais destacam-se :
- Insuficiência ou má qualidade do concreto do recobrimento da armadura ;
IMPORTANTE - A corrosão do aço (armaduras) em estruturas de concreto é considerada uma anomalia grave com consequências que podem levar ao colapso estrutural em curto prazo, com desabamentos de edifícios, marquises, pontes, etc.... Após iniciada, caso não haja intervenções de tratamentos e recuperações, a corrosão adquire uma constante de progressão ininterrupta em praticamente 100% dos casos e que invariavelmente levará ao colapso estrutural.
Insuficiência do Recobrimento da Armadura


cod200